Operação Nephelos

PF realiza operação contra o tráfico internacional de drogas no Rio

As drogas tinham como destino países da Europa e da África

Drogas foram apreendidas no interior das toras de madeira
Drogas foram apreendidas no interior das toras de madeira |  Foto: Divulgação
 

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Nephelos com o objetivo de combater a prática de tráfico internacional de drogas para países da Europa e da África, a partir do Porto de Itaguaí.

os agentes cumprem um mandado de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro, nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí, Angra dos Reis e Santos/SP. 

Além disso, o juízo que expediu os mandados judiciais também determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 3,15 milhões, visando a descapitalização patrimonial da organização criminosa.

A investigação teve início a partir da apreensão de 342 kg de cocaína no Porto de Itaguaí, em abril de 2021. A droga estava armazenada em toras de madeira que se encontravam no interior de um contêiner com destino à Europa.

Ao longo das apurações, foi possível identificar uma estrutura permanente montada para a prática de tráfico internacional de drogas, bem como de comércio ilegal de armas de fogo, com a utilização de diversos mecanismos que visam burlar as fiscalizações portuária e aduaneira. 

De acordo com as investigações, a ORCRIM também praticava os crimes de comércio ilegal de armas de fogo; corrupção de menores; e lavagem de dinheiro, por meio da aquisição de veículos, cavalos, lanchas e imóveis. 

Os envolvidos nos crimes listados acima estão sujeitos a penas que, somadas, chegam no mínimo aos 17 anos de reclusão, com potencial para ultrapassar 45 anos de reclusão.

< Justiça condena homem por matar marido da amante no Rio Madrasta força criança de 11 anos a comer lagartixa morta <